Verduras e Legumes

AuAU!
Hoje vamos falar sobre alimentação novamente, como a Babi esta com essa dificuldade de alimentação, fomos buscar outras alternativas permitidas.
Os cães podem comer quase todos as verduras e legumes.
Algumas pessoas podem achar estranho um cachorro comer verduras e legumes. Porém, assim como as frutas que já temos post aqui no blog, verduras e legumes podem fazer bem ao cachorro.
Ressaltamos que o ideal é que as verduras e os legumes sejam cozidos antes de serem oferecidos aos cães, pois isso ajuda na digestão.
 
Observações:
– Os legumes precisam ser oferecidos cozidos ou triturados até virarem um “purê” a fim de serem melhor digeridos;
– Batatas, mandioquinhas, inhames, carás e afins devem sempre ser cozidos;
– Folhas verdes devem sempre ser trituradas ou não serão digeridas;
– Os demais legumes podem ser triturados ou cozidos, veja como seu cachorro prefere e como fica mais fácil para você.
 

Verduras e legumes permitidos aos cães

Cenoura

Na lista das verduras e legumes está a cenoura, que é bem aceita pelos cães. Ótima fonte de vitamina A, esse legume também contem a C e K. Além disso, é rica em potássio. Para servir ao pet, é indicado cozinhar sem adição de sal.

Brócolis

Assim como no paladar humano, os cães também têm suas preferências. Alguns cães vão amar brócolis, outros nem tanto.
De qualquer forma, trata-se de uma verdura rica em potássio, cálcio e ferro.Além disso, podem ser encontradas diversas vitaminas como: A, C , B1, B2 e B6.

Beterraba

Uma grande dúvida dos tutores é se o cão pode comer beterraba. Segundo os especialistas, esse tubérculo é uma excelente fonte de nutrientes. Inclusive para os pets que são diabéticos.
As vitaminas A e B6 são encontradas na beterraba. Por isso ela auxilia na manutenção do sistema imunológico. De uma maneira geral, para ser servida ao pet ela deve estar cozida e descascada.

Chuchu

Outro vegetal que pode ser oferecido ao cão é o chuchu. Rico em vitamina A e C, esse produto da terra contém ainda cálcio, fósforo e ferro.
Com o chuchu o animal consegue ter uma melhor digestibilidade. Além disso, tem fama de ser aliado da dieta de emagrecimento de muitos pets.

Abóbora

Também chamado de jerimum, a abóbora é rica em proteínas. Por essa razão é considerada um grande alimento para os cães. Para servir ao animal, é indicado descascar e cozinhar.

Salsinha

Vitaminas A, B1, B2, C e D são encontradas na salsinha. Tudo isso faz dessa verdura uma ótima opção para compor a alimentação dos animais. Pode ser servida crua ou cozida.

Batata

Por fim, outro vegetal que entra lista dos que podem ser oferecidos aos cães é a batata. Rica em vitamina C e B, essa opção de alimento ainda fornece ferro, cálcio e potássio.
Entre os benefícios da batata estão: manutenção do sistema imunológico, dos dentes, ossos e dos músculos. O mais indicado é servi-la sem casca, cozida e sem temperos. 

Segue a lista do que nossos cachorros não podem comer:

1. Folhas e caules de plantas

O caule e as folhas de vegetais e legumes não faz bem para os cães e podem causar danos ao organismo. Sempre que quiser oferecer algum desses vegetais e legumes, retire o caule e as plantas.
 

2. Pimenta

Além da pimenta arder a boca do cachorro, ela pode causar gastrite. Fuja dela.
 

3. Tomate verde

Tomates verdes não são um tipo diferente de tomate, são apenas tomates normais que ainda não amadureceram. Os cachorros de sítios e fazendas muitas vezes comem esses tomates devido ao seu fácil acesso. Essa fruta, quando verde, pode causar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e até vômito. Se você mora em um local onde tem pés de tomate, cerque-os para que os cães não tenham acesso.
 

4. Brotos da batata

Os brotos da batata afetam o Sistema Nervoso Central do cachorro e pode causar vários problemas gastroentéricos nos cães.

5. Cebola

A cebola contém uma substância chamada dissulfeto de n-propil. Nos cães, ela destrói os glóbulos vermelhos do sangue, causando uma anemia muito forte, sendo necessário às vezes uma transfusão de sangue.
 

6. Batata crua

As batatas cruas contém solanina, que pode ser tóxica para os cachorros. Se quiser dar batata pro cão, cozinhe bem.
 

7. Batata verde

Batatas verdes também possuem solanina e não devem ser oferecidas aos cães nem cozidas.
 

8. Mandioca brava

Existem dois tipos de mandioca: a brava e a mansa. A mandioca brava não deve ser consumida nem mesmo pelos seres humanos. Se um cachorro comer uma mandioca brava, ele pode ter náuseas, problemas gastrointestinais, vômitos, cólicas, diarreias, midríase, cianose, problemas de coração etc. Na maioria das vezes o animal vem à óbito.
 

9. Alho

Além de não ter um odor nem um gosto agradável pros cães, o alho, assim como a cebola, também contém dissulfeto de n-propil e não deve ser oferecido aos cães de forma alguma.

Postagens mais visitadas deste blog

Fase de adaptação em casa - TIMÃO

Frutas Permitidas

Luis Felipe - Lipe