Uma terrível descoberta!

Em julho de 2017 (com 12 anos) fui diagnosticada com doença hepática, eu tive um crise de coceira e fiquei com a minha amiguinha do xixi toda inchada e a pele toda vermelha... Fiz vários exames de sangue e meu vetmigo descobriu que minha enzima TGP estava alterada, em torno de 450 u/L... E aí começou minha história de luta.

Primeiro vou explicar o que é a doença e a partir desse post, faremos juntos o meu acompanhamento semanal ou mensal.
Hepatopatia Canina 

Bom, a hepatopatia (doença do fígado) leva a insuficiência hepática que é a degeneração de células do fígado causando a sua insuficiência e conseqüentemente o órgão não executa mais a sua função, totalmente ou parcialmente. 
- Ela pode ser aguda ou crônica.
A insuficiência hepática aguda normalmente está ligada com um agente agressor, como:
  • intoxicação alimentar 
  • plantas tóxicas
  • bactéria
  • vírus
  • protozoário
Já a crônica está mais ligada com processos de degeneração pela idade avançada e tumores no fígado, por exemplo.

Sintomas

Os principais sintomas são náusea, vômito, diarréia, anorexia, apatia, emagrecimento, ascite, dentre outros... Algumas vezes eu vomitava um liquido branco, amarelo ou esverdeado, mas os outros sintomas eu nunca tive. Descobrimos da maneira que eu disse no começo.

Diagnóstico

É realizado exames de sangue, como função hepática, exames de urina e exames de imagem, raio-x e ultrassom, além do histórico do animal e exame clínico realizado por um médico veterinário.
Tratamento

Após a alteração do exame, começamos o tratamento, com medicamento e ração da royal canin Hepatic, não podia comer nada além dela... mas tudo bem pois ela era muuuuuuito gostosa, com sabor de carne!
Me alimentei super bem e comecei a melhorar.

Em outros casos, ela se baseia em tratar causas primária e/ou manter a função do órgão para deixar o animal livre dos sintomas citados anteriormente. Infelizmente, quando o órgão perde quase todas as suas células e não realiza mais nem um pouco da sua função, o quadro se torna incompatível com a vida. 

Dica: a alimentação é de extrema importância no controle das doenças do fígado.

O prognóstico é bastante individual, dependendo de cada animal. O melhor caminho é oferecer uma boa qualidade de vida ao cão, mesmo quando a doença é crônica e não apresenta cura, apenas controle.

O fígado é um órgão muito importante para o bom funcionamento do organismo, sendo responsável por cerca de 1.500 funções bioquímicas, que incluem, entre outros, um papel fundamental na digestão, absorção e aproveitamento dos nutrientes. As hepatopatias (doenças do fígado) crônicas (de longo prazo) muitas vezes levam à caquexia e desnutrição devido à diminuição do apetite, má digestão e absorção dos nutrientes, aumento das necessidades energéticas, e até mesmo à restrição indevida de proteínas.

Postagens mais visitadas deste blog

Fase de adaptação em casa - TIMÃO

Frutas Permitidas

Luis Felipe - Lipe