Piometra em cadelas - BABI

Tínhamos um problema em mãos!!
Eu sou velinha e hepatopata, a anestesia me faria mal, mas não fazer a cirurgia me faria mais mal ainda... Então com muita luta decidimos fazer a tal cirurgia.

Minha mãe e irmã ficaram muito tristes e com medo de que eu não conseguisse voltar, mas no dia anterior à cirurgia eu conversando com a minha irma na cama, prometi a ela que lutaria muito e ficaria tudo bem novamente.

O que é Piometria ou Piometra?

É uma infecção bacteriana que acontece no endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero). Como as cadelas castradas tem seu útero removido, elas não correm o risco de ter Piometra. Basicamente é um acumulo de de secreções e de pus no útero.
A piometra em cadelas ocorre devido a uma alteração metabólica da progesterona, que causa uma infecção bacteriana. As bactérias atuam nos momentos em que o hormônio está mais elevado no sangue, por ser o período no qual diminuem as defesas do útero. Por isso, se apresenta na etapa denominada diestro.
Em algumas ocasiões, ocorre uma resposta inadequada à progesterona, gerando um aumento na espessura das paredes uterinas. Isto, se não houver uma gravidez, pode favorecer as formações de cistos que facilitam o crescimento bacteriano.
O uso de anticonceptivos favorece o aparecimento da piometra. Sobretudo, devido à presença de progestogênicos e estrogênios.
As bactérias que então estão presentes no útero podem se instalar nos rins através da corrente sanguínea, e é por isso que a Piometra pode levar as cadelas à morte, pois os rins param de funcionar.

A Piometra raramente acontece em filhotes, pois pra ela acontecer a cadela tem que produzir hormônios sexuais, o que só ocorre depois do primeiro cio. E é essa produção prolongada (ou seja, a cadela tendo vários cios) que pode acabar fazendo ocorrer a Piometra. Normalmente a doença ocorre em cadelas acima de 5 anos de idade. Os sintomas começam a aparecer de 1 a 2 meses depois do cio.

Alguns donos de cadelas optam por dar injeções anticoncepcionais para evitar gravidez, porém, como são injeções de hormônio, esse método facilita o aparecimento da Piometra nessas cadelas. Como já dissemos antes, a única maneira de evitar a piometra é castrando.
Tipos de PiometraPiometra aberta: mais fácil de perceber, a cachorra apresenta uma descarga vaginal de pús ou fluido uterino geralmente com mau cheiro.Piometra fechada: não existe descarga vaginal, porque o cérvix está fechado. Geralmente a piometra fechada é mais preocupante porque a cachorra pode adoecer gravemente antes que o dono perceba.

Sintomas

Os sintomas da piometra podem ser variados passando por aumento do consumo de água e da produção de urina, febre, depressão, falta de apetite, perda de peso, vômitos, diarreia e secreção vaginal  quando for aberta.
O consumo de água é detectado devido ao rim ser afetado pelas toxinas bacterianas, levando a cachorra a produzir mais urina e a ingerir mais água. Isto ocorre tanto em piometras abertas como fechadas.
OBS: Era mais ou menos assim que estava a da BABI.

Tratamento 

O tratamento da piometra é emergencial, a cachorra deve ser internada, deve-se administrar  por via intravenosa soro e antibióticos para estabilizar a cachorra até que seja possível a cirurgia através de uma esterilização de urgência (ovariohisterectomia).
Para evitar riscos, recomenda-se esterilizar as fêmeas que não vão ser reprodutoras. Além disso, não administrar anticonceptivos.
Também podem ser realizadas ecografias regularmente para se assegurar que tudo se encontra dentro dos parâmetros normais. E dessa forma prevenir a doença.
O importante é estarmos atentos ao aparecimento de algum dos sintomas da piometra descritos anteriormente. Se for o caso, leve seu animal ao veterinário imediatamente. Assim, será possível minimizar os riscos de alguma complicação mais grave.

BABI - Cumpri com o prometido e voltei, demorei pra acordar da anestesia, mas assim que minha irmã saiu do trabalho ela foi correndo me buscar e eu acordei super animada pra ir embora com ela, no colo cheguei até chorar de emoção... Apesar da dor, eu estava com ela novamente e o olhar dela de alegria me alegrou também!

Como eu tenho o problema no fígado, não poderia tomar muitos medicamentos... seria outra parte difícil também.
Tomei o antibiótico na clínica mesmo, assim que sai da cirurgia e após 3 dias tomaria outro, remédio para dor, um bem fraquinho que mal tirava a dor, mas como sou forte... ficou tudo bem!

Fiquei sem comer nos dois primeiros dias, pois estava doendo a barriga, mas meu xixi e coco saiam normalmente.

Me recuperei super bem, em uma semana tirei os meus pontos, não comi nenhum deles, tive uma ótima cicatrização. Já estava liberada pra voltar ao normal, brincar e pular como sempre.

Fui muito bem tratada e amada por meus pais e minha irmã, com muitos beijos, carinhos e cuidados... minha família é muito maravilhosa e eu os amo pra sempre!
Essa foto foi do dia que voltei da cirurgia, minha casinha estava lavando para não ter risco de infecção e minha irmã montou essa pra nós dois! kkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

Fase de adaptação em casa - TIMÃO

Frutas Permitidas

Luis Felipe - Lipe